terça-feira, 12 de agosto de 2014

COMO USAR UMA IMAGEM DO BING AERIAL OU GOOGLE EARTH PARA AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE CAMPO EM UM GEORREFERENCIAMENTO.

COMO USAR UMA IMAGEM DO BING AERIAL OU GOOGLE EARTH PARA AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE CAMPO EM UM GEORREFERENCIAMENTO.


Este tutorial mostra como se fazer uso de uma imagem de satélite para auxiliar no levantamento de campo de uma propriedade rural a ser geroreferenciada.

Neste tutorial usaremos o popular Topcon Tools para demonstrar como fazer uso de uma imagem de satélite com boa resolução (aqui usaremos recortes do Bing Aerial, mas pode ser também do Google Earth) para levar a campo antes dos rastreios pode ajudar em muito o planejamento dos vértices e se por acaso tenha ficado algum trecho com uma curva sem rastrear.
Primeiro usaremo um mosaico das imagens que cobrem toda a área da propriedade a ser georreferenciada.

Figura 01 – Mosaico de imagens que cobrem a área a ser georreferenciada

Para o ajuste da imagem precisaremos de pelo menos três pontos conhecidos no terreno e já rastreados. Aqui vemos na imagem abaixo três locais da fazenda já rastreados com o GPS.


Figura 02 – Tela inicial do Topcon Tools com três vértices já rastreados
O Topcon Tools tem uma ferramenta para anexar imagens em pano de fundo (background images) como visto na Figura 03.


Figura 03 – Tela inicial do Topcon Tools com três vértices já rastreados
Ao clicar nesta ferramenta será aberta a caixa de diálogo para que o usuário informe qual imagem será inserida ou adicionada.


Figura 04 – Adicionar imagem ao Topcon Tools

Ao clicar em Add Image será aberta a caixa de diálogo vista na Figura 05 onde o usuário informa o local da imagem, marcando-a com o clique do mouse e então clicando em OPEN.



Figura 05 – Selecionando a imagem a ser adicionada

Após adicionar a imagem, a mesma será vista como na Figura 06, ainda sem nenhuma referência geográfica.


Figura 06 – A imagem selecionada é mostrada na tela do Topcon Tools

O processo a partir de aqui é bastante simples: O Topcon Tools pede que o usuário informe um ponto na imagem e depois as coordenadas deste ponto. Estas coordenadas serão as dos tais três pontos rastreados mas podem ser informadas manualmente caso não exista ainda nenhum ponto rastreado.


Figura 07 – Adicionando pontos de controle a imagem

O processo funciona assim:  Primeiro clique no botão ADD POINT, segundo, no local da imagem onde as coordenadas são conhecidas, e terceiro, aparecerá uma tela onde o usuário escreverá um apelido para este ponto de controle e escolherá um ponto rastreado para ele. Caso não haja nenhum ponto rastreado ainda, deverão ser informadas as coordenadas do local clicado.


Figura 08 – Adicionando segundo ponto de controle da imagem

Repita o procedimento para o terceiro ponto de controle.


Figura 09 – Adicionando terceiro ponto de controle da imagem

Caso prefira, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção zoom > Restore All para ver a imagem toda.


Figura 10 – Usando o zoom para ver a imagem toda

Após os três pontos já terem sido marcados o usuário deverá clicar em CALCULATE para que seja feito o calculo de ajustamento dos pontos. No caso de números muito altos dos X Residual e Y Residual o usuário deverá verificar se não clicou em um local muito distante das coordenadas reais do ponto na imagem.


Figura 11 – Calculando os erros e ajustando a imagem

Neste tópico não entraremos em detalhes sobre ajustamento de imagens, cabendo ao usuário, se interessado, buscar material em literatura ou mesmo na internet.
Ao clicar em CALCULATE aparecerá uma caixa de diálogo onde pede ao usuário para definir um nome para o arquivo dos parâmetros de ajustamento da imagem.
*Aqui faço sugestão de usar o mesmo nome da imagem original e também o mesmo local onde está a tal imagem original a ser usada.


Figura 12 – Salvando o arquivo de projeção da imagem

** Para saber: O arquivo gerado aqui não altera em nada o arquivo JPG original, apenas cria um arquivo auxiliar para que quando carregado no Topcon Tools seja refeito o ajustamento da posição da imagem com base naquele arquivo auxiliar.

Após clicar em CALCULATE será mostrada a tela como visto na Figura 13, indicando que esta imagem está pronta para ser carregada no desenho.
O carregamento não é automático pois esta ferramenta permite ao usuario repetir o processo com quantas imagens desejar, ou seja, se por acaso fizer vários recortes pequenos de uma imagem, fazer o ajustamento de cada uma e carregar no Topcon Tools como se fosse um pequeno mosaico.
Na tela da Figura 13 basta marcar o nome da imagem já ajustada e clicar no botão com o simbolo >> que a imagem será passada para a coluna da direita e assim já estará carregada no Topcon Tools.


Figura 13 – Terminando o procedimento de carregar a imagem

Na Figura 14 vemos já a imagem carregada no Map View / Vista Mapa do Topcon Tools e esta também aparece no CAD View / Vista CAD.
A partir desta imagem na tela podemos então planejar o deslocamento pela propriedade assim como a ordem dos vértices a serem rastreados no levantamento. Sendo de bastante ajuda na logística dos pontos a serem levantados, divisas entre vizinhos, obstáculos a transpor (como cursos naturais, brejos, elevações...).


Figura 14 – Imagem carregada no Topcon Tools


Na Figura 15 podemos ver então o carregamento dos demais pontos rastreados deste imóvel, aqui em formato RINEX, para ver o resultado final.


Figura 15- Carregamento dos demais rastreios do imóvel


Figura 16- Todos os rastreios carregados e já processados

Podemos ver então que é uma ferramenta simples mas de grande valia em campo já que em sua maioria as propriedades rurais não tem cobertura de internet para carregar o Google Earth.
Então visto na Figura 17, pode-se fazer um zoom no local de interesse e verificar se o rastreio está em local aproximado ao correto, se o acesso ao mesmo pode ser feito de um modo ou de outro, qual ponto poderá ser rastreado primeiro o por ultimo e assim por diante.


Figura 17- Zoom de um trecho do perímetro levantado

Este tutorial foi elaborado apenas para fins de demonstração de uso prático de uma ferramenta de software, não servindo de suporte para qualquer equipamento desta ou de outra marca, as quais possuem seus distribuidores oficiais assim como prestam suporte aos compradores.
Qualquer dúvida quanto ao uso dos equipamentos ou treinamento para este software deverá ser buscado junto a seus distribuidores oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário