domingo, 25 de setembro de 2016

CONVERTER ARQUIVOS DE COORDENADAS DO SIGEF OU INCRA i3Geo PARA CRIAR UM POLÍGONO NO AUTOCAD PADRÃO

Este arquivo de Excel contém macros que transformam o formato de coordenadas geográficas disponibilizados pelo SIGEF quanto pelo i3Geo para que possam ser convertidos em um sistema reconhecido pelo Autocad e assim redesenhar o polígono certificado e conferir sobreposições ou não com seu projeto.

IMÓVEIS CERTIFICADOS PELO SIGEF

Para executar o arquivo primeiro é preciso  buscar o arquivo de coordenadas disponível no SIGEF para o imóvel certificado.


Identificado o imóvel vamos até a página onde está o link para baixar o arquivo .CSV com as coordenadas



Na página do imóvel faça clique sobre “exportar” e escolha a opção .CSV Vértices


Será feito o download de um arquivo que o SIGEF nomeia como exportacao.csv e deve ser salvo em local onde depois será utilizado.
O nome do arquivo poderá ser qualquer um ao salvar, porém não deverá ser alterada a sua extensão de .CSV para qualquer outra.
Baixado o arquivo abra o Excel que contém as macros e caso seja mostrada mensagem de segurança para habilitar conteúdo, clique em Habilitar Conteúdo ou a macro não será executada.


Observe que o arquivo baixado do SIGEF poderá vir com as coordenadas em UTM ou Geográficas dependendo se o credenciado enviou a planilha em UTM ou Geográfica. Para o uso dessa macro este dado é irrelevante pois usará as coordenadas em graus decimais.


Clique então no botão CONVERTER PLANILHA BAIXADA DO SIGEF – VERTICES.CSV



Ao clicar abrirá uma janela pedindo para indicar qual arquivo deverá ser convertido. 


Aguarde a execução da macro, ao final será mostrada mensagem de que o conteúdo (a lista de coordenadas em UTM) foi copiada para a área de transferência do Windows, o conhecido Ctrl+C, e poderá então ser colado no Autocad.


** Importante, dado que o conteúdo fica na área de transferência é indicado usá-lo de imediato no Autocad ou guardar em um arquivo de bloco de notas, seja como TXT ou como Script do Autocad para utilizar novamente quando desejado.



Agora no Autocad o desenho da polilinha pode ser feito de duas formas:

1 – Utilizando a ferramenta nativa do Autocad chamada Script

Scritp que nada mais é que um arquivo contendo todos os comandos que serão usados para concluir qualquer tarefa. Digite SCRIPT na linha de comando e tecle ENTER.


O Autocad pede o arquivo com extensão .SCR, selecione o arquivo e então clique em OPEN



Após clicar em OPEN o Autocad desenhará o polígono e poderá então prosseguir com seu projeto.


2 – Utilizando a ferramenta nativa do Autocad Polilinha / Polyline


Após clicar na mensagem da macro e o conteúdo ainda na área de transferência basta ir a linha de comando do Autocad, clicar na linha de comando com o botão direito do mouse e escolher a opção COLAR / PASTE e a polilinha será desenhada. Aqui para ilustrar como fica o arquivo em formato texto onde já contém o comando que cria a polilinha e a fecha ao final, depois faz o zoom extents.



IMÓVEIS CERTIFICADOS NA 2ª NORMA DE GEORREFERENCIAMENTO INCRA.


Os polígonos certificados pela 2ª norma de georreferenciamento são baixados pelo site do INCRA no Acervo Fundiário i3Geo e creio eu, sempre são baixados com o nome de Geometria.CSV, e que contém todas as latitudes e longitudes dos vértices certificados.
Para recriar o polígono no Autocad usa-se o mesmo método para os polígonos do SIGEF apenas clicando no botão para converter o arquivo Geometria.CSV e ao final, colar no Script ou direto na linha de comando do Autocad.



FAZER UM CROQUI DO POLÍGONO BAIXADO DO SIGEF OU i3Geo


Para desenhar o croqui do polígono criado pelo arquivo baixado do SIGEF ou do i3Geo execute normalmente qualquer dos botões de converter os arquivos. Ao ver a mensagem que a macro foi executada, clique em OK e em seguida clique no botão para criar o croqui do imóvel.


Considerações Finais:


O arquivo de Excel deve ser usado e fechado sempre clicando no CLIQUE AQUI PARA SAIR, onde será fechado sem salvar.

Isto é necessário pois não me preocupei com refinamentos nas mensagens de erro e outros detalhes. Logo NÃO SALVE este arquivo com outro nome ou mesmo salvar com o próprio nome.

** Qualquer mensagem de erro encontrada feche o arquivo clicando no botão CLIQUE AQUI PARA SAIR e abra o Excel novamente.
Qualquer alteração no arquivo poderá gerar instabilidades e fazer com que as macros deixem de funcionar corretamente.
Enfim, este arquivo foi feito para auxiliar em seus projetos, não tendo então nenhuma garantia implícita ou explícita ou qualquer tipo de suporte e sua distribuição é gratuita a todos os interessados.

Os arquivos são gratuitos aos interessados que enviarem e-mail para luisandersoncerinopires@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário